top of page

Lesões Esportivas no Quadril



Lesões esportivas do quadril são comuns naqueles praticantes de atividades físicas esportivas ou relacionadas aos exercícios de alto impacto. Dentre as lesões mais frequentes temos as lesões musculares, as lesões labrais, o impacto femoroacetabular e as tendinopatias, como a do músculo glúteo médio. É essencial compreender os sintomas, métodos de diagnóstico e opções de tratamento disponíveis para lidar com essas condições e buscar a retomada da atividade física em condições adequadas para se evitar complicações relacionadas à doença.

A literatura atual estima que cerca 5 a 9% das lesões dos atletas se localizam na região do quadril. Em geral, se correlacionam com esportes que necessitem de movimentos de flexão repetitiva do quadril, como no caso das artes marciais e do futebol. O aumento da idade, nível de intensidade e de competitividade na atividade esportiva estão diretamente relacionados ao aumento da frequência destas lesões e da sua complexidade.

As lesões musculares do quadril, muito comuns no contexto esportivo, ocorrem mais frequentemente no iliopsoas, no glúteo máximo e nos músculos adutores. Podem ocorrer devido a movimentos bruscos, desequilíbrios musculares, falta de aquecimento adequado ou excesso de treinamento. Os sintomas variam de acordo com a gravidade da lesão e podem incluir dor, inchaço, fraqueza muscular e restrição de movimento. O diagnóstico é realizado por meio de exame físico, história clínica e, se necessário, exames de imagem, como ultrassonografia ou ressonância magnética. O tratamento geralmente envolve repouso, aplicação de gelo, compressão, elevação, fisioterapia para fortalecimento muscular e alongamentos específicos. Em casos mais graves, pode ser necessário considerar procedimentos de intervenção guiada por métodos de imagem para drenagem do hematoma e aplicação de substâncias que auxiliam o processo de cicatrização.

As lesões labrais são danos ao anel de cartilagem que reveste a articulação do quadril. Os sintomas geralmente incluem dor no quadril, estalos, restrição de movimento e sensação de travamento com movimentos específicos. O diagnóstico é feito por meio de exame físico, histórico clínico e exames de imagem, como ressonância magnética. O tratamento pode variar desde fisioterapia para fortalecer os músculos ao redor do quadril até cirurgia artroscópica para reparar ou remover a parte lesionada do labrum.



O impacto femoroacetabular ocorre quando há uma alteração na forma da cabeça do fêmur ou do acetábulo (a cavidade do quadril), ou quando há movimento supra-fisiológico da articulação do quadril, o que pode gerar atrito e lesões nos tecidos ao redor da articulação. Os sintomas comuns incluem dor no quadril em determinadas posições, rigidez articular, cliques ou travamento. O diagnóstico pode ser feito por meio de exame físico, histórico clínico, exames de imagem (radiografias ou ressonância magnética) e testes anestésicos. O tratamento engloba medidas conservadoras como medicações, repouso, fisioterapia para fortalecimento dos grupos musculares e, em alguns casos, cirurgia para remodelar a articulação e aliviar a pressão que desencadeia a lesão.

As tendinopatias, em especial a do músculo glúteo médio, referem-se à lesões por irritação ou sobrecarga da inserção tendínea, localizado na região póstero-lateral do quadril. Os sintomas incluem dor na região lateral do quadril ou nádega, dificuldade em caminhar ou subir escadas, e sensação de fraqueza ou instabilidade. O diagnóstico é clínico e geralmente confirmado pelos exames de imagem, como a ultrassonografia ou a ressonância magnética. O tratamento varia desde o repouso, medidas físicas como crioterapia, infra-vermelho, fisioterapia e alongamento das estruturas acometidas, e em casos persistentes, procedimentos intervencionistas guiados por método de imagem ou cirurgia.

Assim, é fundamental destacar que diante da suspeição de lesões traumáticas no quadril relacionada às atividades esportivas, a busca por avaliação especializada com um profissional especialista sed torna mandatória para a obteção de um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado para a promoção da recuperação e do retorno às atividades físicas de maneira segura.

50 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page