top of page

Viscossuplementação com Ácido Hialurônico

  • Andre Luiz Pellacani França
  • 6 de fev. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 16 de mai. de 2023


ree

A viscossuplementação é um procedimento intervencionista que consiste na inoculação exógena de substâncias viscoelásticas no espaço articular, tendo por base as moléculas de ácido hialurônico. Ela tem por objetivo aumentar a concentração de elementos naturais que atuam no processo de lubrificação das articulações, especialmente as do joelho, quadril e ombro. Será indicado para pacientes com dor e dificuldade de movimento devido à osteoartrite, lesão de cartilagem, ou outras condições que afetam a qualidade do líquido sinovial.


O ácido hialurônico é uma molécula presente naturalmente no líquido sinovial e desempenha um papel importante na lubrificação e no amortecimento das articulações. Ele possuí a capacidade de atrair e reter água, o que aumenta a viscosidade e elasticidade do fluído sinovial. Quando a quantidade de ácido hialurônico é insuficiente, a capacidade de lubrificação e de amortecimento deste líquido é prejudicada, o que traz como consequência o aumento de atrito articular e o surgimento de sintomas como dor mecânica e a restrição progressiva de mobilidade.


Hoje já temos variações de preparados com peso molecular diferentes (baixo, médio e alto peso), origem de sintetização distintas (animais, bacterianos, sintéticos), consistência e viscosidade particulares, aditivos de substâncias estabilizadoras, além de várias outras características que diferenciam as principais apresentações comerciais. Tais diferenças possibilitam a variabilidade terapêutica, tornando cada uma dessas apresentações mais indicadas pra tratamentos específicos.


A aplicação é realizada no interior da articulação afetada, através de inoculação direta. Podem ser utilizados recursos auxiliares de imagem como raio-x, tomografia computadorizada ou ultrassom durante o procedimento para garantir a eficácia da aplicação. Dessa forma, a substância será introduzida junto ao líquido sinovial, melhorando sua qualidade e restaurando as suas propriedades mecânicas, biológicas e realógicas. Além disso, as evidências de literatura mais recentes demonstram que o ácido hialurônico também apresenta propriedades anti-inflamatórias, podendo atuar sinergicamente no processo regenerativo da doença articular.


A viscossuplementação com ácido hialurônico é uma técnica segura e eficaz, que pode ser combinada com outros tratamentos não-cirúrgicos, tal como medicações, fisioterapia ou acupuntura, sempre buscando-se o melhor resultado funcional ao paciente. É um procedimento minimamente invasivo e sem efeitos colaterais graves. Pacientes que se submeterem ao tratamento podem esperar alívio imediato da dor e melhora objetiva da mobilidade articular.


ree

Comentários


bottom of page