Lombalgia e Postura - O que eu preciso saber?
- Andre Luiz Pellacani França
- 16 de abr. de 2017
- 2 min de leitura

Lombalgia, dor lombar ou dor nas costas são termos que definem um mesmo sintoma: dor na região da coluna lombar, que engloba da região central das costas até a porção superior das nádegas. A dor é usualmente unilateral, mas pode ser bilateral. Pode ser acompanhada de parestesias e de irradiação para o membro inferior, quando se associa à irritação do nervo ciático, sendo dessa forma denominada Lombociatalgia.
Em grande parte das vezes é causada por esforço muscular súbito em postura de flexão do tronco ou em movimento de torsão/inclinação, seja durante a realização de atividades cotidianas (sentar, deitar, abaixar até o chão ou carregar objetos pesados) ou durante a realização de atividades físicas de esforço indireto (academia, corrida, faxina, entre outros). Outras causas associadas são patologias degenerativas (hérnia discal, osteoartrose, deslizamento vertebral), traumáticas (fraturas, espondilólise) ou inflamatórias (doenças reumáticas, infecções, tumores).
É importante lembrar que distúrbios emocionais podem influenciar diretamente na intensidade, duração e melhora do quadro doloroso.
O que devemos fazer para evitar a Lombalgia? Dicas para corrigir sua postura:
1) Para elevar pesos, colocar ou retirar objetos de lugares mais altos - Apoiar o objeto pesado em seu corpo e subir em uma escada ou banquinho, para ganhar altura e depositar o mesmo de forma adequada
2) Para carregar mochilas - Prender sempre a mochila às costas, não levando-a pendurada em apenas um lado/ombro
3) Para caminhar - Uso de calçados fechados na sua parte de trás, com solado amortecido, com salto largo e de altura de 2-3cm (protótipo ideal é o tênis)
4) Para sentar - A cadeira ideal deve ter encosto posterior vertical, de forma que se apoie a região média da coluna, com abertura inferior para as nádegas - Os joelhos devem estar fletidos à 90°, com ambos os pés apoiados no solo.
5) Para utilizar computadores - Permanecer com as pernas debaixo da mesa - Posicionar o computador a uma altura adequada, de modo que seja utilizado com os braços junto ao corpo - Monitor em sua frente, centralizado na altura dos olhos
6) Para dirigir - Fazer uso dos espelhos retrovisores, ao invés de torcer o pescoço - Regular a posição e altura do assento de modo a acomodar a coluna o mais próximo da posição vertical - Não dirigir "deitado no banco"
7) Para dormir - A posição ideal é a de barriga para cima (decúbito dorsal), com travesseiro baixo de modo que o pescoço não fique inclinado, ou de lado (decúbito lateral) com um pequeno travesseiro entre as pernas semi-flexionadas - Evitar dormir de bruços, pois dessa forma o pescoço e a coluna cervical ficam torcidos e há sobrecarga na coluna lombar - Evitar colchões muito macios ou muito rígidos. É válido consultar as tabelas de densidade de colchões onde a densidade ideal vai levar em consideração o peso e a altura do indivíduo.







Comentários